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O JOGO DESTA FAMÍLIA
Desde já queremos fazer uma homenagem à mãe, Véronique Michel-Dalès. Foi ela quem criou a sua pequena empresa, em 1954, numa época em que poucas mulheres se lançavam neste género de aventuras.
Já na altura a Djeco concebia jogos de aprendizagem, tais como o “loto des quatres jeudis” ou o “Ma maison des puces”. Bonitos, inteligentes e lúdicos, os jogos da Djeco, (tendo como símbolo um gecko, pequeno lagarto que dá sorte), conhecem um grande sucesso e são galardoados com quatro Óscares do brinquedo nos anos sessenta.
A DJECO ADORMECIDA
O negócio familiar adormece e Frédéric cresce...
Em 1989, o jovem decide acordar a Djeco e retoma o negócio familiar. Instala os seus escritórios no antigo armazém. No início, percorre os quatro cantos do planeta e importa brinquedos que não existem em França. A pequena empresa Francesa é, então, imbuída da sua visão do mundo e do seu espírito e gosto pela arte.
Em 1997, dotado de uma sensibilidade artística pouco comum no universo dos brinquedos, inventa uma coleção de jogos educativos. Puzzles, jogos de madeira, e puzzles de cartão, começam por abrir o caminho para outras gamas de produtos.
Mais tarde, as gamas são alargadas com jogos de cartas e jogos de sociedade.
Em 2007, as originais caixas de atividades revolucionam os trabalhos manuais. O ano de 2011 vê chegar as figurinhas Arty toys, totalmente originais.
Desde então, coleções totalmente inéditas nascem a um ritmo regular, concebidas por uma direção artística que privilegia o grafismo, o design e a estética. Uma nova era do jogo é iniciada em França.
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A SmartGames é a líder global de jogos lógicos multi-níveis.
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O Método Montessori, foi desenvolvido pela médica e pedagoga Maria Montessori, (nasceu em Itália 1870), e trata-se de um conjunto de teorias, práticas e materiais.
Este método defende que a educação deve desenvolver-se com base na evolução da criança tendo em conta:
- 4 Planos de Desenvolvimento/Fases
Períodos Sensíveis
- Períodos sensíveis (São janelas de tempo em que há uma maior predisposição para adquirir determinadas competências, sem esforço e com grande satisfação).
Em cada fase predominam certas necessidades e comportamentos específicos, e para cada fase há brinquedos específicos que trabalham áreas específicas. Tudo depende da idade e do estado de desenvolvimento da criança e do sentido que queremos desenvolver/apurar na criança!
Para compreender melhor a ideia Montessori, é importante saber que este método deve ser aplicado a partir de “planos de desenvolvimento”, pois, segundo Maria Montessori, em cada fase da vida predominam certas necessidades e comportamentos específicos.
Basicamente, ela divide essas necessidades em grupos etários, já que em cada fase a criança está a desenvolver determinados sentidos.
O que são Brinquedos Montessori?
Os brinquedos Montessori são desenvolvidos com materiais naturais, como metal e madeira. São de fácil manuseamento, são lúdicos, repetitivos, progressivos e sensoriais. Podem ter diferentes formas, espessuras e cores.
São brinquedos que se mostram muito eficientes quando o assunto é juntar diversão com aprendizagem.
Todos eles têm como princípio respeitar cada fase do desenvolvimento infantil e acompanhar a evolução natural dos pequenos, fornecendo apenas o necessário e o essencial para determinada faixa etária.
Acima de tudo, são brinquedos que permitem à criança explorar e descobrir o mundo. São brinquedos simples e com um único foco, a ideia é que ao brincar com estes brinquedos a criança pratique uma atividade rica em conteúdo. Pode ser com formas, números ou quebra-cabeças.
São peças que não funcionam com pilhas nem falam sozinhas, elas precisam da criança para “existirem”. E, o mais importante, trabalham habilidades como coordenação motora e raciocínio lógico.
Quais as Vantagens dos Brinquedos Montessori?
Quais são as vantagens dos Brinquedos Montessori?
Com os brinquedos Montessori a criança pode-se divertir ao mesmo tempo que aprende e trabalha habilidades importantes para o seu desenvolvimento.
São os chamados brinquedos educativos.
Eles estimulam a coordenação motora, trabalham a perceção, incentivam a interação social, ensinam autonomia e muito mais. Além disso, podem ser usados para ensinar letras e números, por exemplo.
-Estímulo de habilidades importantes
-Aprendizagem por meio de brincadeiras
-Crianças mais calmas, pois os brinquedos são simples
-Não partem, pois são feitos com madeira
-Instiga a curiosidade das crianças
Quais as diferenças entre um Brinquedo Montessori e os outros?
A simplicidade e o teor educativo são as principais peculiaridades dos brinquedos Montessori. E aqui, simplicidade não quer dizer ausência de algo, mas sim a presença do necessário.
Para a metodologia Montessori, menos é mais!
Maria Montessori (Médica e Pedagoga)
“A simplicidade ou a imperfeição dos objetos externos, servem para desenvolver as habilidades das Crianças”.
Muitos dos brinquedos atuais possuem tantas informações que os mais pequenos acabam perdidos. Além disso, grande parte deles despertam o interesse apenas momentaneamente. Isso porque, apesar do excesso de informação, são pobres em conteúdo, logo as possibilidades das brincadeiras esgotam-se rapidamente. Em contrapartida, os brinquedos Montessori, apesar de simples nas suas linhas, formas e materiais, são desenvolvidos para instigar os mais pequenos. Eles oferecem atividades que podem durar horas e a cada dia podem-se reinventar.
Os 4 Planos de Desenvolvimento De Maria Montessori.
1º Plano : 0 aos 6 Anos - Mente Absorvente
Ocorre quando a Criança absorve o que o rodeia e se torna consciente do seu ambiente e do seu ser.
“Ajuda-me a fazer sozinho”
É através do movimento que a Criança se constrói e se transforma.
2º Plano : 6 a 12 Anos - Mente Racional
Nesta fase do desenvolvimento a criança está interessada em fortalecer as suas relações sociais, conhecer a sua cultura, expandir os seus interesses, perceber as interligações entre as coisas.
Neste plano a criança procura a independência intelectual. “Ajuda-me a pensar por mim mesmo”
3º Plano : 12 aos 18 Anos – Mente Humanística
O adolescente procura entender a Humanidade e contribuir para um todo.
Procura a independência social, económica e emocional.
Acontecem grandes mudanças a nível físico e emocional. “Ajuda-me a ser eu mesmo”
4º Plano : 18 aos 24 Anos – Mente Especialista
O jovem adulto procura o seu caminho, a sua missão de Vida. Procura a independência moral e espiritual. Auto-Conhecimento e Auto Realização.
“ O que posso fazer por ti?”
Princípios do Método Montessori
• Autoeducação
• Educação Cósmica
• Educação Como Ciência
• Adulto preparado
• Ambiente Preparado
• Criança Equilibrada
Auto Educação
"A Criança é Capaz de aprender Sozinha.”
Com o meio adequado a Criança pode desenvolver quase tudo de forma independente e livre.
Educação Cósmica
Cósmica, significa abrangente, holística e com propósito. Tem como objetivo ir além da aquisição de conhecimento e do desenvolvimento de uma criança ou de um Adolescente.
Permite à Criança ter uma compreensão mais clara do Mundo natural e, também dela própria.
Demonstra que todas as coisas estão interligadas e dependem umas das outras para existir.
Educação como Ciência
Método de pedagogia cientifica
- Observação Cientifica.
- Constante observação das ações da criança, tendo em conta o seu desenvolvimento integral
Adulto Preparado
- Adulto preparado observa sem interromper
- Confia na Criança
- Procura nos seus comportamentos indicações das suas necessidades.
- É constante, equilibrado, organizado e assertivo.
Observar
“Sem julgar, sem interferir, sem interromper”
• O que está a acontecer?
• O que é que desperta o seu interesse?
• O que fixa a sua atenção?
• Que competências pode estar a desenvolver?
• Que movimentos está a realizar?
Ambiente Preparado
Ambiente de respeito, liberdade e independência.
O Ambiente deverá apresentar materiais com características bem definidas. Permitindo à criança chegar gradualmente e de acordo com o seu ritmo, à conquista de novos conhecimentos.
Características: Organizado, simples, bonito, com cores neutras, confortável e seguro.
A Criança Equilibrada
É a Criança que segue o seu guia interior.
Se o guia interior puder efetivamente direcionar a ação da criança e os adultos souberem oferecer os meios adequados para o desenvolvimento, a criança alcança um estado emocional e psicológico de graça.
A Criança equilibrada tem como características:
• Fascínio pela ordem
• Fascínio pelo trabalho
• Concentração de forma espontânea
• Conhecimento do real
• Trabalha de forma autónoma
• Autodisciplina
• Alegria em aprender
• Motivação interna.
“A educação da criança pequena, portanto, não visa prepará-la para a escola, mas para a vida.”
Maria Montessori, 1967
A PLANTOYS é uma marca tailandesa de brinquedos de madeira eco friendly e eco sustentável cujo lema é “Better Kids, better world”
Esta marca assenta a sua própria existência na fabricação de artigos com a menor pegada ambiental possível e a sua preocupação constante é sempre a de reduzir essa mesma pegada. Mais de 70% da sua matéria prima está a menos de 30Km da fábrica.
Sem recurso a qualquer abate de árvores florestais, nasceu para eliminar a queima dos restos de árvores da borracha (indústria forte naquele país). Têm produção própria, adquirem aos produtores locais e fazem a reflorestação.
Não faz uso de produtos químicos. Alia a preocupação ambiental à extrema qualidade e resistência dos brinquedos graças ao conceito por eles inventado e patenteado – a planwood (composto à base de madeira pigmentada e prensada).
Aproveitam 100% da matéria prima (árvores) quer através do material usado nos brinquedos, quer dos desperdícios transformados em biomassa para alimentar a fábrica (através de criação de energia elétrica).
Poderá visitar o seu site em:
https://www.plantoys.com/
Poderá descarregar o catálogo completo em:
https://www.dreamtoys.pt/shopeasy/catalogos/PLANTOYS.pdf
PETANCA | SET DE BOWLING | Quadro De Contar | 100 CUBOS DE CONTAR |
BLOCOS DE FRAÇÕES | BLOCOS DE CONTAR | PUZZLE DE ENCAIXE | RELÓGIO DE ATIVIDADES |
TORCER E ORDENAR | PORCAS E PARAFUSOS | TOCA E ADVINHA | PEDRAS TÁCTEIS |
GEO STACKING ROCK | 40 BLOCOS COLORIDOS | CALEIDOSCÓPIO | GEOMETRIC SORTING |
BATERIA EM MADEIRA | MARTELOS & PINOS | SET DE TALHERES | JOGO ENCAIXE FIG. GEOMÉTRICAS |
PUZZLES CIRCULOS | PUZZLE FORMAS GEOMÉTRICAS | PUZZLE QUADRADOS | TABULEIRO GEOMÉTRICO -ORCHARD |
QUADRO GEOMÉTRICO -ORCHARD | CONE DE ENCAIXE - UNIT LINK | FORMAS SORTIDAS | BLOCOS DE ÁGUA |
ROCA COM ANEL DE PÉROLAS | ROLLER PASTEL COLLECTION | ROLLER PASTEL COLLECTION | NÚMEROS 1 - 10 SINAIS DE MÃOS |
NÚMEROS 1 - 10 BRAILLE | ALFABETO A - Z BRAILLE | CAIXA DE RITMOS | TAMBOR GRANDE II |
FLAUTA | BLOCK & BLOCK CLASSIC | BLOCK & BLOCK TWO COLORS | BIG MIKADO WITH WOODEN BOX |
LABIRINTO DE CONTAS EM MADEIRA - MRS. RABBIT | LABIRINTO DE CONTAS EM MADEIRA - MR. MONKEY | LABIRINTO DE CONTAS EM MADEIRA - MRS. ELEPHANT | LABIRINTO DE CONTAS EM MADEIRA - MR. LION |
LABIRINTO DE CONTAS EM MADEIRA - MR. POLAR BEAR | COLMEIAS ORCHARD | JOGO DE EQUILÍBRIO -BARCO E ANIMAIS | ATAR O SAPATO - ORCHARD |
QUADRO DE CLASSIFICAÇÃO GEOMÉTRICA | JOGO DO MARTELO | RELÓGIO DE ACTIVIDADES | TORRE DE ANÉIS |
ORDENA E CONTA COPOS | CREATIVE PEG BOARD | QUADRO CRIATIVO | PUNCH & DROP |
BOLAS & MARTELO |
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A PlanToys foca-se maioritariamente em brinquedos de madeira
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O Método Montessori é um princípio educacional aplicado normalmente às crianças. Desenvolvido pela médica e pedagoga italiana, Maria Montessori, caracteriza-se por lhes proporcionar um ambiente preparado, ou seja, arrumado, agradável na aparência, simples e real, onde cada elemento existe por um motivo específico para contribuir para o desenvolvimento da criança.
Uma sala de aula onde o Método Montessori seja aplicado integra crianças de idades diferentes, num intervalo etário de três anos. Desta forma é promovida a socialização, respeito e solidariedade entre crianças em etapas de desenvolvimento diferentes, de forma natural. Por todas as suas características, o Método Montessori permite dar um foco especial ao desenvolvimento da autonomia, da liberdade com limites e respeito pelo desenvolvimento natural das habilidades físicas, sociais e psicológicas da criança.
O QUE É UM AMBIENTE MONTESSORI?
O ambiente preparado, de acordo com o Método Montessori, oferece à criança oportunidades de se comprometer com tarefas interessantes e escolhidas de forma livre e espontânea, durante longos períodos de concentração que não devem ser interrompidos. Esse tipo de liberdade desenvolve-se dentro de certos limites, o que permite que as crianças convivam em harmonia na pequena amostra da sociedade que acaba por ser a sala de aula.
As crianças trabalham com materiais especialmente concebidos para promover o seu desenvolvimento, e os adultos têm o papel de proporcionar um contexto de exploração do mundo e desenvolvimento de habilidades cognitivas básicas. Os ambientes são criados de forma a que as crianças sejam capazes de reconhecer o erro por si mesmas e tornar-se responsáveis pela sua própria aprendizagem, não dependendo exclusivamente do outro.
![]() | O papel do adulto/professor no Método Montessori O adulto é simultaneamente observador e guia: ele ajuda e estimula a criança com todo o seu empenho. Isso permite que as crianças ajam, queiram e pensem por si mesmas, ajudando-as a desenvolver confiança e disciplina interior.
Em que fase do desenvolvimento da criança deverá ser implementado? O Método Montessori abrange todos os períodos da educação, desde o nascimento até aos 18 anos. No entanto, é mais frequente a sua implementação em níveis básicos de ensino e até no ensino pré-escolar. Muitos pais procuram replicar em casa, no quarto da criança, o ambiente Montessori. Um dos elementos sempre presentes é uma cama da qual o bebé possa sair (e para onde possa entrar) sem ajuda e um espelho ao nível do chão. |
PRINCIPAIS PILARES DO MÉTODO MONTESSORI
MOVIMENTO E COGNIÇÃO — O movimento e a cognição surgem intimamente entrelaçados. O movimento pode melhorar o pensamento e a aprendizagem.
LIBERDADE DE ESCOLHA — A aprendizagem e o bem-estar melhoram quando se tem sentido de controlo sobre as suas vidas. Desenvolve o sentido de independência e de responsabilidade.
INTERESSE — As crianças aprendem melhor quando estão interessadas no que estão a aprender. Isso ajuda a alcançar compreensão e concentração.
RECOMPENSAS INTERIORES — O sentido de erro e o sucesso contribuem para a autoestima, sentido de responsabilidade e pensamento crítico.
APRENDER COM OS COLEGAS — A aprendizagem é fortalecida quando as crianças se ensinam mutuamente. Promove respeito, tolerância e solidariedade.
APRENDIZAGEM EM CONTEXTO REAL — Aprender num contexto específico e com significado é muitas vezes mais profundo e mais rico do que aprender em contextos artificiais.
INTERAÇÃO PROFESSOR-CRIANÇA — O professor observa as crianças, dando-lhes a possibilidade de atuar, querer e pensar por si próprias, e ajudando-as a desenvolverem autoconfiança e disciplina.
ORDEM NO AMBIENTE E NA MENTE — As crianças aprendem melhor num ambiente arrumado: quando existe ordem no ambiente e segurança no uso dos materiais de trabalho, a ordem interna da criança também é influenciada positivamente. Promove clareza no pensamento e concentração.
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Manter entretidos os miúdos que têm de estar mais restringidos à habitação devido ao coronavírus é um desafio para os pais.
Ler mais: O que fazer em casa com as crianças e adolescentes? As 34 sugestões de uma psicóloga
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A TRIXIE é uma das principais marcas de brinquedos, escolar, têxtil e puericultura em grande crescimento em todo o Mundo.
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“Se uma mesa desarrumada é sinal de uma mente desordenada, uma mesa vazia é sinal de quê?”.
Ler mais: Pessoas desarrumadas são mais criativas e mais inteligentes
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Informação de mais "à solta" não representa um ganho
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Há alturas em que nada tem o encanto de uma mosca
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A Tutti Frutti™ é uma marca de plasticina com aromas a frutas e com ingredientes não tóxicos que permite crianças de todas as idades explorarem a sua imaginação e brincarem de forma criativa.