O JOGO DESTA FAMÍLIA 

Desde já queremos fazer uma homenagem à mãe, Véronique Michel-Dalès. Foi ela quem criou a sua pequena empresa, em 1954, numa época em que poucas mulheres se lançavam neste género de aventuras.

Já na altura a Djeco concebia jogos de aprendizagem, tais como o “loto des quatres jeudis” ou o “Ma maison des puces”. Bonitos, inteligentes e lúdicos, os jogos da Djeco, (tendo como símbolo um gecko, pequeno lagarto que dá sorte), conhecem um grande sucesso e são galardoados com quatro Óscares do brinquedo nos anos sessenta.

 

A DJECO ADORMECIDA

O negócio familiar adormece e Frédéric cresce...

Em 1989, o jovem decide acordar a Djeco e retoma o negócio familiar. Instala os seus escritórios no antigo armazém. No início, percorre os quatro cantos do planeta e importa brinquedos que não existem em França. A pequena empresa Francesa é, então, imbuída da sua visão do mundo e do seu espírito e gosto pela arte.

Em 1997, dotado de uma sensibilidade artística pouco comum no universo dos brinquedos, inventa uma coleção de jogos educativos. Puzzles, jogos de madeira, e puzzles de cartão, começam por abrir o caminho para outras gamas de produtos.

Mais tarde, as gamas são alargadas com jogos de cartas e jogos de sociedade.

Em 2007, as originais caixas de atividades revolucionam os trabalhos manuais. O ano de 2011 vê chegar as figurinhas Arty toys, totalmente originais.

Desde então, coleções totalmente inéditas nascem a um ritmo regular, concebidas por uma direção artística que privilegia o grafismo, o design e a estética. Uma nova era do jogo é iniciada em França. 

 

A SmartGames é a líder global de jogos lógicos multi-níveis.

  
Montessori

O Método Montessori, foi desenvolvido pela médica e pedagoga Maria Montessori, (nasceu em Itália 1870), e trata-se de um conjunto de teorias, práticas e materiais.
Este método defende que a educação deve desenvolver-se com base na evolução da criança tendo em conta:

 

- 4 Planos de Desenvolvimento/Fases


Períodos Sensíveis

- Períodos sensíveis (São janelas de tempo em que há uma maior predisposição para adquirir determinadas competências, sem esforço e com grande satisfação).

Em cada fase predominam certas necessidades e comportamentos específicos, e para cada fase há brinquedos específicos que trabalham áreas específicas. Tudo depende da idade e do estado de desenvolvimento da criança e do sentido que queremos desenvolver/apurar na criança!

Para compreender melhor a ideia Montessori, é importante saber que este método deve ser aplicado a partir de “planos de desenvolvimento”, pois, segundo Maria Montessori, em cada fase da vida predominam certas necessidades e comportamentos específicos.

Basicamente, ela divide essas necessidades em grupos etários, já que em cada fase a criança está a desenvolver determinados sentidos.

 

O que são Brinquedos Montessori?

Os brinquedos Montessori são desenvolvidos com materiais naturais, como metal e madeiraSão de fácil manuseamento, são lúdicos, repetitivos, progressivos e sensoriais. Podem ter diferentes formas, espessuras e cores.
São brinquedos que se mostram muito eficientes quando o assunto é juntar diversão com aprendizagem.
Todos eles têm como princípio respeitar cada fase do desenvolvimento infantil e acompanhar a evolução natural dos pequenos, fornecendo apenas o necessário e o essencial para determinada faixa etária.
Acima de tudo, são brinquedos que permitem à criança explorar e descobrir o mundo. São brinquedos simples e com um único foco, a ideia é que ao brincar com estes brinquedos a criança pratique uma atividade rica em conteúdo. Pode ser com formas, números ou quebra-cabeças.
São peças que não funcionam com pilhas nem falam sozinhas, elas precisam da criança para “existirem”. E, o mais importante, trabalham habilidades como coordenação motora e raciocínio lógico.

Quais as Vantagens dos Brinquedos Montessori?

Quais são as vantagens dos Brinquedos Montessori?
Com os brinquedos Montessori a criança pode-se divertir ao mesmo tempo que aprende e trabalha habilidades importantes para o seu desenvolvimento.

São os chamados brinquedos educativos.
Eles estimulam a coordenação motora, trabalham a perceção, incentivam a interação social, ensinam autonomia e muito mais. Além disso, podem ser usados para ensinar letras e números, por exemplo.

-Estímulo de habilidades importantes
-Aprendizagem por meio de brincadeiras
-Crianças mais calmas, pois os brinquedos são simples
-Não partem, pois são feitos com madeira
-Instiga a curiosidade das crianças

 

Quais as diferenças entre um Brinquedo Montessori e os outros?

simplicidade e o teor educativo são as principais peculiaridades dos brinquedos Montessori. E aqui, simplicidade não quer dizer ausência de algo, mas sim a presença do necessário.

Para a metodologia Montessori, menos é mais!

Maria Montessori (Médica e Pedagoga)
“A simplicidade ou a imperfeição dos objetos externos, servem para desenvolver as habilidades das Crianças”.

Muitos dos brinquedos atuais possuem tantas informações que os mais pequenos acabam perdidos. Além disso, grande parte deles despertam o interesse apenas momentaneamente. Isso porque, apesar do excesso de informação, são pobres em conteúdo, logo as possibilidades das brincadeiras esgotam-se rapidamente. Em contrapartida, os brinquedos Montessori, apesar de simples nas suas linhas, formas e materiais, são desenvolvidos para instigar os mais pequenos. Eles oferecem atividades que podem durar horas e a cada dia podem-se reinventar.

 

Os 4 Planos de Desenvolvimento De Maria Montessori.

1º Plano : 0 aos 6 Anos - Mente Absorvente
Ocorre quando a Criança absorve o que o rodeia e se torna consciente do seu ambiente e do seu ser.
“Ajuda-me a fazer sozinho”
É através do movimento que a Criança se constrói e se transforma.

2º Plano : 6 a 12 Anos - Mente Racional
Nesta fase do desenvolvimento a criança está interessada em fortalecer as suas relações sociais, conhecer a sua cultura, expandir os seus interesses, perceber as interligações entre as coisas.
Neste plano a criança procura a independência intelectual. “Ajuda-me a pensar por mim mesmo”

3º Plano : 12 aos 18 Anos – Mente Humanística
O adolescente procura entender a Humanidade e contribuir para um todo.
Procura a independência social, económica e emocional.
Acontecem grandes mudanças a nível físico e emocional. “Ajuda-me a ser eu mesmo”

4º Plano : 18 aos 24 Anos – Mente Especialista
O jovem adulto procura o seu caminho, a sua missão de Vida. Procura a independência moral e espiritual. Auto-Conhecimento e Auto Realização.
“ O que posso fazer por ti?”  

Princípios do Método Montessori

• Autoeducação

• Educação Cósmica

• Educação Como Ciência

• Adulto preparado

• Ambiente Preparado

• Criança Equilibrada 

 

Auto Educação
"A Criança é Capaz de aprender Sozinha.”
Com o meio adequado a Criança pode desenvolver quase tudo de forma independente e livre.

Educação Cósmica
Cósmica, significa abrangente, holística e com propósito. Tem como objetivo ir além da aquisição de conhecimento e do desenvolvimento de uma criança ou de um Adolescente.
Permite à Criança ter uma compreensão mais clara do Mundo natural e, também dela própria.
Demonstra que todas as coisas estão interligadas e dependem umas das outras para existir.

Educação como Ciência
Método de pedagogia cientifica
- Observação Cientifica.
- Constante observação das ações da criança, tendo em conta o seu desenvolvimento integral

Adulto Preparado
- Adulto preparado observa sem interromper
- Confia na Criança
- Procura nos seus comportamentos indicações das suas necessidades.
- É constante, equilibrado, organizado e assertivo.

Observar
“Sem julgar, sem interferir, sem interromper”

• O que está a acontecer?
• O que é que desperta o seu interesse?
• O que fixa a sua atenção?
• Que competências pode estar a desenvolver?
• Que movimentos está a realizar?

Ambiente Preparado
Ambiente de respeito, liberdade e independência.

O Ambiente deverá apresentar materiais com características bem definidas. Permitindo à criança chegar gradualmente e de acordo com o seu ritmo, à conquista de novos conhecimentos.

Características: Organizado, simples, bonito, com cores neutras, confortável e seguro.

A Criança Equilibrada

É a Criança que segue o seu guia interior.

Se o guia interior puder efetivamente direcionar a ação da criança e os adultos souberem oferecer os meios adequados para o desenvolvimento, a criança alcança um estado emocional e psicológico de graça.

A Criança equilibrada tem como características:

• Fascínio pela ordem
• Fascínio pelo trabalho
• Concentração de forma espontânea
• Conhecimento do real
• Trabalha de forma autónoma
• Autodisciplina
• Alegria em aprender
• Motivação interna.

“A educação da criança pequena, portanto, não visa prepará-la para a escola, mas para a vida.”
Maria  Montessori, 1967

 

 

 

A PLANTOYS é uma marca tailandesa de brinquedos de madeira eco friendly e eco sustentável cujo lema é “Better Kids, better world”

Esta marca assenta a sua própria existência na fabricação de artigos com a menor pegada ambiental possível e a sua preocupação constante é sempre a de reduzir essa mesma pegada. Mais de 70% da sua matéria prima está a menos de 30Km da fábrica.

Sem recurso a qualquer abate de árvores florestais, nasceu para eliminar a queima dos restos de árvores da borracha (indústria forte naquele país). Têm produção própria, adquirem aos produtores locais e fazem a reflorestação.

Não faz uso de produtos químicos. Alia a preocupação ambiental à extrema qualidade e resistência dos brinquedos graças ao conceito por eles inventado e patenteado – a planwood (composto à base de madeira pigmentada e prensada).

Aproveitam 100% da matéria prima (árvores) quer através do material usado nos brinquedos, quer dos desperdícios transformados em biomassa para alimentar a fábrica (através de criação de energia elétrica).

Poderá visitar o seu site em:
https://www.plantoys.com/

Poderá descarregar o catálogo completo em:
https://www.dreamtoys.pt/shopeasy/catalogos/PLANTOYS.pdf

 

PETANCA
PT5736

SET DE BOWLING
PT5735

Quadro De Contar
PT5471

100 CUBOS DE CONTAR
PT5468

BLOCOS DE FRAÇÕES
PT5467

BLOCOS DE CONTAR
PT5464

 

PUZZLE DE ENCAIXE
PT5463

 

RELÓGIO DE ATIVIDADES
PT5458 

 

TORCER E ORDENAR
PT5457

PORCAS E PARAFUSOS
PT5455

 
 

TOCA E ADVINHA
PT5452

 

PEDRAS TÁCTEIS
PT5451

 

GEO STACKING ROCK
PT5511

 

40 BLOCOS COLORIDOS
PT5513

 

CALEIDOSCÓPIO
PT5408

 

GEOMETRIC SORTING
PT5400

 

BATERIA EM MADEIRA
PT6440

MARTELOS & PINOS
PT5397

 
 

SET DE TALHERES
PT3614

JOGO ENCAIXE FIG. GEOMÉTRICAS
PT5391

 
 

PUZZLES CIRCULOS
PT5387

 

PUZZLE FORMAS GEOMÉTRICAS
PT5390

 

PUZZLE QUADRADOS
PT5388

 

TABULEIRO GEOMÉTRICO -ORCHARD
PT5477

 

QUADRO GEOMÉTRICO -ORCHARD
PT5476

CONE DE ENCAIXE - UNIT LINK
PT5465

 

FORMAS SORTIDAS
PT5398

 
 

BLOCOS DE ÁGUA
PT5523

ROCA COM ANEL DE PÉROLAS
PT5262

 
 

ROLLER PASTEL COLLECTION
PT5255

 

ROLLER PASTEL COLLECTION
PT5255

 

NÚMEROS 1 - 10 SINAIS DE MÃOS
PT5655

 

NÚMEROS 1 - 10 BRAILLE
PT5654

ALFABETO A - Z BRAILLE
PT5671

 
 

CAIXA DE RITMOS
PT6423

 

TAMBOR GRANDE II
PT6412

 

FLAUTA
DJ06010

 

BLOCK & BLOCK CLASSIC
CAY.652

 

BLOCK & BLOCK TWO COLORS
CAY.656

 

BIG MIKADO WITH WOODEN BOX
CAY.628

LABIRINTO DE CONTAS EM MADEIRA - MRS. RABBIT
TRX.36-151 

LABIRINTO DE CONTAS EM MADEIRA - MR. MONKEY
TRX.36-150 

LABIRINTO DE CONTAS EM MADEIRA - MRS. ELEPHANT
TRX.36-149

LABIRINTO DE CONTAS EM MADEIRA - MR. LION
TRX.36-148

LABIRINTO DE CONTAS EM MADEIRA - MR. POLAR BEAR
TRX.36-147 

COLMEIAS ORCHARD
PT5410

JOGO DE EQUILÍBRIO -BARCO E ANIMAIS
PT5136

ATAR O SAPATO - ORCHARD
PT5409

QUADRO DE CLASSIFICAÇÃO GEOMÉTRICA
PT2403

JOGO DO MARTELO
PT5126

RELÓGIO DE ACTIVIDADES
PT5122

TORRE DE ANÉIS
PT5124

ORDENA E CONTA COPOS
PT5360

CREATIVE PEG BOARD
PT5399

QUADRO CRIATIVO
PT5459

PUNCH & DROP
PT9424

BOLAS & MARTELO
PT5396

 

A PlanToys foca-se maioritariamente em brinquedos de madeira

O Método Montessori é um princípio educacional aplicado normalmente às crianças. Desenvolvido pela médica e pedagoga italiana, Maria Montessori, caracteriza-se por lhes proporcionar um ambiente preparado, ou seja, arrumado, agradável na aparência, simples e real, onde cada elemento existe por um motivo específico para contribuir para o desenvolvimento da criança.

Uma sala de aula onde o Método Montessori seja aplicado integra crianças de idades diferentes, num intervalo etário de três anos. Desta forma é promovida a socialização, respeito e solidariedade entre crianças em etapas de desenvolvimento diferentes, de forma natural. Por todas as suas características, o Método Montessori permite dar um foco especial ao desenvolvimento da autonomia, da liberdade com limites e respeito pelo desenvolvimento natural das habilidades físicas, sociais e psicológicas da criança.

 

O QUE É UM AMBIENTE MONTESSORI?

O ambiente preparado, de acordo com o Método Montessori, oferece à criança oportunidades de se comprometer com tarefas interessantes e escolhidas de forma livre e espontânea, durante longos períodos de concentração que não devem ser interrompidos. Esse tipo de liberdade desenvolve-se dentro de certos limites, o que permite que as crianças convivam em harmonia na pequena amostra da sociedade que acaba por ser a sala de aula.

As crianças trabalham com materiais especialmente concebidos para promover o seu desenvolvimento, e os adultos têm o papel de proporcionar um contexto de exploração do mundo e desenvolvimento de habilidades cognitivas básicas. Os ambientes são criados de forma a que as crianças sejam capazes de reconhecer o erro por si mesmas e tornar-se responsáveis pela sua própria aprendizagem, não dependendo exclusivamente do outro.

 

O papel do adulto/professor no Método Montessori

O adulto é simultaneamente observador e guia: ele ajuda e estimula a criança com todo o seu empenho. Isso permite que as crianças ajam, queiram e pensem por si mesmas, ajudando-as a desenvolver confiança e disciplina interior.

 

Em que fase do desenvolvimento da criança deverá ser implementado?

O Método Montessori abrange todos os períodos da educação, desde o nascimento até aos 18 anos. No entanto, é mais frequente a sua implementação em níveis básicos de ensino e até no ensino pré-escolar. Muitos pais procuram replicar em casa, no quarto da criança, o ambiente Montessori. Um dos elementos sempre presentes é uma cama da qual o bebé possa sair (e para onde possa entrar) sem ajuda e um espelho ao nível do chão.

 

 PRINCIPAIS PILARES DO MÉTODO MONTESSORI

MOVIMENTO E COGNIÇÃO — O movimento e a cognição surgem intimamente entrelaçados. O movimento pode melhorar o pensamento e a aprendizagem.

LIBERDADE DE ESCOLHA — A aprendizagem e o bem-estar melhoram quando se tem sentido de controlo sobre as suas vidas. Desenvolve o sentido de independência e de responsabilidade.

INTERESSE — As crianças aprendem melhor quando estão interessadas no que estão a aprender. Isso ajuda a alcançar compreensão e concentração.

RECOMPENSAS INTERIORES — O sentido de erro e o sucesso contribuem para a autoestima, sentido de responsabilidade e pensamento crítico.

APRENDER COM OS COLEGAS — A aprendizagem é fortalecida quando as crianças se ensinam mutuamente. Promove respeito, tolerância e solidariedade.

APRENDIZAGEM EM CONTEXTO REAL — Aprender num contexto específico e com significado é muitas vezes mais profundo e mais rico do que aprender em contextos artificiais.

INTERAÇÃO PROFESSOR-CRIANÇA — O professor observa as crianças, dando-lhes a possibilidade de atuar, querer e pensar por si próprias, e ajudando-as a desenvolverem autoconfiança e disciplina.

ORDEM NO AMBIENTE E NA MENTE — As crianças aprendem melhor num ambiente arrumado: quando existe ordem no ambiente e segurança no uso dos materiais de trabalho, a ordem interna da criança também é influenciada positivamente. Promove clareza no pensamento e concentração.

Manter entretidos os miúdos que têm de estar mais restringidos à habitação devido ao coronavírus é um desafio para os pais.

A TRIXIE é uma das principais marcas de brinquedos, escolar, têxtil e puericultura em grande crescimento em todo o Mundo.

“Se uma mesa desarrumada é sinal de uma mente desordenada, uma mesa vazia é sinal de quê?”.

Informação de mais "à solta" não representa um ganho

A Tutti Frutti™ é uma marca de plasticina com aromas a frutas e com ingredientes não tóxicos que permite crianças de todas as idades explorarem a sua imaginação e brincarem de forma criativa.