MÉTODO MONTESSORI

MÉTODO MONTESSORI

O papel do adulto/professor no Método Montessori

O adulto é simultaneamente observador e guia: ele ajuda e estimula a criança com todo o seu empenho. Isso permite que as crianças ajam, queiram e pensem por si mesmas, ajudando-as a desenvolver confiança e disciplina interior.

 

Em que fase do desenvolvimento da criança deverá ser implementado?

O Método Montessori abrange todos os períodos da educação, desde o nascimento até aos 18 anos. No entanto, é mais frequente a sua implementação em níveis básicos de ensino e até no ensino pré-escolar. Muitos pais procuram replicar em casa, no quarto da criança, o ambiente Montessori. Um dos elementos sempre presentes é uma cama da qual o bebé possa sair (e para onde possa entrar) sem ajuda e um espelho ao nível do chão.

 

 PRINCIPAIS PILARES DO MÉTODO MONTESSORI

MOVIMENTO E COGNIÇÃO — O movimento e a cognição surgem intimamente entrelaçados. O movimento pode melhorar o pensamento e a aprendizagem.

LIBERDADE DE ESCOLHA — A aprendizagem e o bem-estar melhoram quando se tem sentido de controlo sobre as suas vidas. Desenvolve o sentido de independência e de responsabilidade.

INTERESSE — As crianças aprendem melhor quando estão interessadas no que estão a aprender. Isso ajuda a alcançar compreensão e concentração.

RECOMPENSAS INTERIORES — O sentido de erro e o sucesso contribuem para a autoestima, sentido de responsabilidade e pensamento crítico.

APRENDER COM OS COLEGAS — A aprendizagem é fortalecida quando as crianças se ensinam mutuamente. Promove respeito, tolerância e solidariedade.

APRENDIZAGEM EM CONTEXTO REAL — Aprender num contexto específico e com significado é muitas vezes mais profundo e mais rico do que aprender em contextos artificiais.

INTERAÇÃO PROFESSOR-CRIANÇA — O professor observa as crianças, dando-lhes a possibilidade de atuar, querer e pensar por si próprias, e ajudando-as a desenvolverem autoconfiança e disciplina.

ORDEM NO AMBIENTE E NA MENTE — As crianças aprendem melhor num ambiente arrumado: quando existe ordem no ambiente e segurança no uso dos materiais de trabalho, a ordem interna da criança também é influenciada positivamente. Promove clareza no pensamento e concentração.

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